quarta-feira, 3 de junho de 2009

LPP & Bossa Nova

Para quem se lembra ou quer procurar nos textos mais antigos, o Jefferson entrevistou a LPP para o trabalho de conclusão de curso da faculdade. Agora, ele é jornalista formado e está com um blog novo (bom, já não é tão novo assim, já que eu demorei para escrever este post, hehe).
Quem quiser, pode conferir o que ele tem a dizer no site:
http://jeffersonzapelaro.blogspot.com/

Segue uma pequena mostra do blog, um texto que ele escreveu sobre a LPP:

Bossa Nova é influência musical para outros gêneros

Lívia e os piá de prédio, esse nome é de uma banda curitibana, parece que o nome foi digitado errado (os piá (s)). Esse é objetivo da banda fazer com que as pessoas se impressionem com o nome e com as composições das músicas que retratam o dia-a-dia da banda podo vários gêneros musicais.

O grupo é composto por quatro integrantes jovens: Marcio Miranda Filho (percussão e voz), Lívia de Albuquerque Lacomi (voz), Gustavo Ribeiro de Francisco (violão), Marcelo Silva Echeverria (contra baixo). Cadê a Bossa Nova?

Eles tiveram a idéia de fazer uma versão de Garota de Ipanema para Guria de Família. A garota carioca para Tom Jobim e Vinícius de Morais era aquela que andava na beira da praia, exibindo seu corpo bronzeado, toda linda desfilando e fazendo com que todos os homens parassem para vê-la. Já a versão Guria de Família é a garota curitibana que não sai do shopping, vai sempre correr no parque Barigüi, adora pessoas que saem na coluna social, mora no bairro batel.

A idéia de fazer essa música saiu num jantar entre a banda. Lívia comenta de como surgiu a música, “a gente estava jantando em uma churrascaria e o Marcio falou: eu passo por esse lado da rua Bento Viana e já me dá coceira e alergia. Mas eu moro daquele lado da Bento Viana, nossa como que é isso uma rua em Curitiba e daquele lado o Marcio passa e tem coceira e alergia porque?, aí que comecei a pensar na menina típica curitibana, patricinha, que apesar das calçadas precárias de Curitiba elas não saem de casa sem o salto alto. Aí, pensei em fazer essa música para o Márcio cantar, e a música vai ter essa frase “do outro lado da Bento Viana”, seria uma separação de mundos dentro da cidade”, comenta Lívia.

A Bossa Nova não está presente só na música Guria de Família, mas também nas outras composições da banda. A característica da Bossa Nova é retratar a cidade do Rio de Janeiro, falar de suas belezas. Mas é com essa característica Lívia e os piá de Prédio utilizam ao compor suas letras, cada música ganha um gênero musical, por exemplo, se os músicos estão na praia e vão compor algo que aconteceu nessa viagem o gênero mais próximo seria o regue, e assim vai. A banda não seguem um gênero musical e sim abrange todos, pop, rock, regue, Bossa Nova entre outros.

Valeu, Jefferson!