sou louca por listas. qualquer um que me conhece logo percebe esse fato. assim sendo, estava fazendo listas sobre assuntos que caberiam aqui neste blog da lpp e que ao mesmo tempo não fossem tratados no projeto de encarte[1] em que estamos trabalhando. percebi que um tema que é tratado superficialmente no encarte, mas que acho bem interessante - até porque serve como indicação de música pra quem gosta de descobrir coisas novas – são os artistas e músicas que influenciaram diretamente o surgimento da lpp.
musicalmente, cada um na banda gosta de coisas completamente diferentes, com apenas alguns pontos em comum. somos muito mais ligados pelo fato de sermos amigos e curitibocas do que por gostarmos das mesmas músicas. acho que a única unanimidade é mesmo beatles... mas quando falo de músicas e artistas que nos influenciaram diretamente, estou falando de coisas que inspiraram nossas próprias músicas e a alimentaram a idéia de uma banda local.
ao invés de apenas fazer a lista e posta-la aqui, achei que seria interessante escrever um pouco sobre o que exatamente nos influenciou em cada artista e ir colocando pequenos ensaios. como vocês podem ver pelo título do post, este é o número 1. não sei ainda quantos ensaios serão (uma boa lista nunca está terminada!), então vou colocando os textos na medida em que for escrevendo.
para não deixar esta edição número1 vazia de referências, cito duas notas rápidas:
- “submundo autofágico” é uma brincadeira com “cover of the rolling stone”, do dr. hook. se na original o cantor fala sobre como a fama é aparecer na mais conhecida revista de música do mundo, a versão curitibana tem como ambição aparecer... na capa do caderno g, claro.
- além de me basear em livros de história paranaense, tentei fazer algo parecido com três músicas na hora de escrever “talkin’ maragato blues”: faroeste caboclo (legião), the night they drove old dixie down (the band) e mon pays (les cowboys fringants). o título da música é uma brincadeira com os talkin’ blues da música folk americana (woody guthrie, pete seeger e, depois, o jovem bob dylan).
estou quase certa que o número 2 será sobre o “les cowboys fringants”, banda sem a qual a lpp nunca teria sido imaginada...
[1] sim, existe um projeto para lançar um cd com encarte especial (letras, fotos, histórias, etc). como não queremos estragar a surpresa e o conteúdo, o que entra aqui no blog tem que ser diferente do que está planejado para o encarte, mas ainda assim relacionado com curitiba e/ou a banda. mas não se animem muito: o cd demorou um ano pra ficar pronto, e o encarte também vai levar seu tempo...
3 comentários:
Isso sem falar das influências individuais é claro, que também serviram de inspiração para algumas músicas do cd. Apartamento 1001 é inspirada na banda de Ska Five Iron Frenzy, que infleizmente só eu gosto he he...
hdaoushasusa também sofro com essas coisas que só eu gosto,mas é claaro que sempre tem um beatles pra unir os gostos,beatles é universal.
cara vi voces no plug amei,som ótimo piazada. bjs
Postar um comentário