segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O SÍNDICO! (não é o tim maia...)

"lívia e os piá de prédio" é uma banda curitibana.
como uma banda curitibana, ela tem que ser genérica.
quer dizer, ela não é nem coxa-branca, nem atleticana, nem paranista.
ela não é descendente de italianos, nem de poloneses, nem de alemães, nem se mudou pra cá faz pouco tempo.
ela não mora nem no centro, nem nos bairros, nem na rmc.
afinal, caso ela fosse qualquer dessas coisas específicas, ela deixaria de ser a curitiba"curitibana" com a qual podemos nos identificar.

ah, e também tem um outro motivo: uma banda é formada por pessoas, e pessoas são diferentes (óbvio, mas ainda assim importante!). uma banda com quatro pessoas tem quatro curitibas em si. e por isso não cabe ficar rotulando as coisas.

por isso, quando chega a hora de escolher nossos novos representantes municipais, a lpp não é nem petista, nem tucana, nem peemedebista nem nada do gênero. cada um faz as suas escolhas e todo mundo quer o melhor pra cidade.

no entanto, apareceu esta semana na gazeta do povo online um artigo sensacional que não podemos ignorar...
vocês podem se lembrar do Luiz Cláudio Oliveira pela resenha do nosso disco que ele publicou no caderno g. agora, ele vem com esta brilhante idéia:



Os candidatos a prefeito de Curitiba devem renunciar imediatamente. Em nome do bem comum, do bem público, do bem particular, enfim, do bem em geral, eles devem abandonar as candidaturas e unir forças em torno de um nome que será, sem dúvidas, a solução para Curitiba.
Os atuais candidatos não devem se sentir constrangidos pois reconhecidamente estarão fazendo o melhor para Curitiba. Ao se abster de concorrer, apontarão um nome que, seguramente, é melhor para a cidade. Seria um ato magnânimo e de reconhecimento de suas próprias limitações frente a um candidato mais completo.
Esta pessoa que entende a cidade como ninguém e que substituiria com vantagens os políticos atuais é o jornalista José Carlos Fenandes.
Dia após dia, semana após semana, em reportagens e artigos, Fernandes nos mostra uma cidade sempre suprimida pelas pranchetas dos urbanistas, achatada pelas mesas e papéis dos burocratas. Cidadãos esquecidos pelas leis e anulados pelos homens encarregados de cumprir as leis.
Com sensibilidade, delicadeza, humor e um texto inigualável, Zé Carlos conhece como ninguém e nos fala de personagens comuns, ignorados pelo poder público, mas que realmente fazem a cidade. São o coração da cidade. São pessoas que não aparecem nos programas eleitorais gratuitos. Foi assim, pos exemplo na
coluna assinada por ele desta sexta-feira, na Gazeta do Povo.
Ele fala sobre apenas uma quadra de uma rua da cidade e seus personagens sonhadores e libertários. A cada sexta-feira, uma história diferente e tocante. Nos fins de semana, a realidade dura de outras ruas e outros bairros. Aulas de urbanismo e sensibilidade a cada linha de texto.
Sim, sei que os nossos políticos não têm autocrítica e por isso continuarão na disputa, não renunciarão ao pleito. A cidade ficará pior, mas o jornalismo continuará cada vez melhor.


(link permanente: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/blog/sobretudo/?id=809747)

_______

José Carlos Fernandes é não só um dos grandes nomes do jornalismo paranaense, mas também um dos melhores professores que futuros jornalistas poderiam desejar. Os membros da LPP se conhecerem na faculdade de Jornalismo e tiveram a grande oportunidade de ter aula com o Zeca. Para uma banda cujos membros são mais cronistas do que propriamente músicos, as aulas dele foram valiosíssimas. Não só História da Arte, mas também Jornalismo Especializado - uma matéria na qual as aulas sobre Jornalismo e Cidade foram marcantes para uma banda que queria registrar a cidade, como nós. Como professor, o Zeca é também um dos poucos a nos mostrar caminhos além das fórmulas básicas do lead e sublead e da pressão do jornalismo diário.
E se não fosse "só" por isso, o Zeca é uma das pessoas que melhor conhece Curitiba, não só as fontes oficiais, históricas, já conhecidas; mas também a Curitiba a ser desbravada e que merece atenção.

É... O Zeca não será prefeito, mas fica aqui a idéia: José Carlos Fernandes para síndico dos piás de prédio! Com um síndico como ele a gente até promete que não vai apertar a campainha e sair correndo!

3 comentários:

LARI. disse...

É,quem sabe com ele como prefeito ele tentaria tirar aquela estátua brega da havan de lá haha,e convenhamos que eu continuo atleticana mesmo com o atlético quase sumindo na tabela,mas pelo que parece com um síndico como esse eu também não apertaria a campainha e sairia correndo...

bjs.

p.s.:já mandei o e-mail pros adesivos,e geente põe pra download em algum lugar as músicas :D

Anônimo disse...

O Zeca é o cara! Sem dúvida um dos jornalistas, e professor de comunicação, que eu mais admiro nesta Curitiba sombria, he he... Eu nunca fui muito leitor da Gazeta, mas todas às sexta-feiras eu vou até o café Siciliana que tem ao lado da reitoria (tem a gazeta grátis para ler!) só para acompanhar o que ele escreve. É muito bacana, ainda mais para quem curte Curitiba... Se o Zeca se candidatasse eu votaria nele e ainda seria militante! he he... Aí Lívia, vamo fazer uma música sobre isso? he he

livia disse...

sim, a gente pode fazer as músicas da campanha eleitoral dele! os jingles e coisa e tal. até fazemos um show para levantar fundos, ehehe.