segunda-feira, 13 de julho de 2009

DISCO NOVO!

Olás,
Após um breve hiato aqui do blog, a LPP retorna com muitas novidades.

Ao contrário do que este blog podia indicar, a banda está em plena atividade. O último show foi o das Livrarias Curitiba, mas estamos a toda em ensaios no estúdio e criando e arranjando músicas novas.
Vamos, portanto, às novidades: surgiu um convite irrecusável do selo Discos Voadores (do excelentíssimo Fernando Tupan, responsável por muitos discos e shows bons que rolam em Curitiba) para gravar um CD (o segundo da banda. O primeiro vocês acham nas Livrarias Curitiba ou nos mandando um e-mail).
O convite nos pegou totalmente de surpresa, mas ficamos muito felizes. Esperamos entrar no estúdio para gravar antes do final do mês e lançar até o final do ano. E disco novo significa... músicas novas!
Quando surgiu o convite, tínhamos apenas duas músicas prontas e um monte de ideias. No último mês tivemos um intensivo e temos agora 9 músicas certas para o disco (vamos também regravar uma antiga, mas deixo o título como surpresa) e algumas que descartamos. Essas duas que já tínhamos foram tocadas ao vivo na Livraria e uma delas no 92º. Assim, não estraga supresa falar os nomes: 'Nunca houve uma mulher como Gilda' e 'Não falo com estranhos'. A primeira é sobre o icônico travesti que habitava a Boca Maldita no final dos anos 70 e começo dos 80. A história é muito legal (embora triste), vale a pena dar um google. A outra é sobre o típico mau-humor curitibano, ou seja, o meu mau-humor, hehe. O título já diz tudo...
Talvez eu até fale mais das músicas no futuro, conforme lançarmos o disco e começarmos a divulgação. Veremos. Tem que ver também se alguém vai querer ler.
Não vou falar mais para não dar azar, mas acho que vai ficar bem legal.

A ideia é atualizar o blog mais vezes, quem sabe até fazer um diário de gravações.

Bom, por hora só queríamos mesmo divulgar as boas novas.

Atualizaremos com mais frequência, por isso fiquem ligados!

Até mais,

quarta-feira, 3 de junho de 2009

LPP & Bossa Nova

Para quem se lembra ou quer procurar nos textos mais antigos, o Jefferson entrevistou a LPP para o trabalho de conclusão de curso da faculdade. Agora, ele é jornalista formado e está com um blog novo (bom, já não é tão novo assim, já que eu demorei para escrever este post, hehe).
Quem quiser, pode conferir o que ele tem a dizer no site:
http://jeffersonzapelaro.blogspot.com/

Segue uma pequena mostra do blog, um texto que ele escreveu sobre a LPP:

Bossa Nova é influência musical para outros gêneros

Lívia e os piá de prédio, esse nome é de uma banda curitibana, parece que o nome foi digitado errado (os piá (s)). Esse é objetivo da banda fazer com que as pessoas se impressionem com o nome e com as composições das músicas que retratam o dia-a-dia da banda podo vários gêneros musicais.

O grupo é composto por quatro integrantes jovens: Marcio Miranda Filho (percussão e voz), Lívia de Albuquerque Lacomi (voz), Gustavo Ribeiro de Francisco (violão), Marcelo Silva Echeverria (contra baixo). Cadê a Bossa Nova?

Eles tiveram a idéia de fazer uma versão de Garota de Ipanema para Guria de Família. A garota carioca para Tom Jobim e Vinícius de Morais era aquela que andava na beira da praia, exibindo seu corpo bronzeado, toda linda desfilando e fazendo com que todos os homens parassem para vê-la. Já a versão Guria de Família é a garota curitibana que não sai do shopping, vai sempre correr no parque Barigüi, adora pessoas que saem na coluna social, mora no bairro batel.

A idéia de fazer essa música saiu num jantar entre a banda. Lívia comenta de como surgiu a música, “a gente estava jantando em uma churrascaria e o Marcio falou: eu passo por esse lado da rua Bento Viana e já me dá coceira e alergia. Mas eu moro daquele lado da Bento Viana, nossa como que é isso uma rua em Curitiba e daquele lado o Marcio passa e tem coceira e alergia porque?, aí que comecei a pensar na menina típica curitibana, patricinha, que apesar das calçadas precárias de Curitiba elas não saem de casa sem o salto alto. Aí, pensei em fazer essa música para o Márcio cantar, e a música vai ter essa frase “do outro lado da Bento Viana”, seria uma separação de mundos dentro da cidade”, comenta Lívia.

A Bossa Nova não está presente só na música Guria de Família, mas também nas outras composições da banda. A característica da Bossa Nova é retratar a cidade do Rio de Janeiro, falar de suas belezas. Mas é com essa característica Lívia e os piá de Prédio utilizam ao compor suas letras, cada música ganha um gênero musical, por exemplo, se os músicos estão na praia e vão compor algo que aconteceu nessa viagem o gênero mais próximo seria o regue, e assim vai. A banda não seguem um gênero musical e sim abrange todos, pop, rock, regue, Bossa Nova entre outros.

Valeu, Jefferson!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

RESENHA DA LPP NA FOLHA DE LONDRINA

Olás,

A LPP teve seu disco resenhado novamente, agora na Folha de Londrina! O texto saiu ontem (06/05) na capa do caderno Folha 2, e foi feito escrito pelo Rodrigo Duarte (valeu!!!).

Para quem não leu ou não tem acesso ao site (é preciso cadastro), aqui vai o texto:

SOM NA CAIXA - Sentinelas da província

Apenas quem nasceu, mora ou costuma visitar Curitiba vai sacar muitas das situações e termos abordados

A cultura cotidiana de Curitiba está muito bem representada nas músicas de Lívia e os Piá de Prédio, banda que escolheu a capital paranaense como tema - a começar pelo nome, que traz uma expressão regional. É sabido que no mundo todo há artistas que cantam sua própria vila e se mantêm universais (The Beatles talvez seja o exemplo máximo), mas este não é o caso. Apenas quem nasceu, mora ou costuma visitar Curitiba vai sacar muitas das situações e termos pitorescos abordados nas 15 canções, como os valores locais de uma garota classe média (''Guria de Família'') ou o rapaz que deixou de ser um rebelde típico da província (como o punk da Boca Maldita) para ser um ''Piá de Prédio''. O tema volta a ser abordado em ''Apartamento 1001'', que retrata o edifício como um universo. O estilo musical varia com o tema, servindo mais como ambientação, afinal o que importa mesmo são as letras. Para os marinheiros de primeira viagem, é recomendado começar ouvindo ''Conceitos'', um texto recitado que dá boas pistas sobre o que é a cultura da capital. Mas mesmo quem não é curitibano ou nunca morou em apartamento pode curtir o disco (como este repórter que vos escreve, por exemplo).

SERVIÇO - O álbum pode ser adquirido pelo site www.myspace.com/piadepredio
Rodrigo Juste DuarteEquipe da Folha

--

Quem tiver cadastro no site - ou um tempinho livre - pode dar uma passada no site da Folha e comentar, hehe.
O link é esse: http://www.bonde.com.br/folha/folha.php?id_folha=2-1--1346-20090506

Teremos mais algumas novidades mais pra frente. Em breve também vou colocar as fotos do show acústico que fizemos na Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigüi, que foi muito, muito legal.
Mas, por hora, é isso!
Até!

segunda-feira, 30 de março de 2009

LPP no CURITIBA CALLING

Quem foi, foi. Quem não foi, ainda pode ir no pocket dia 08/04. Mas mesmo assim perdeu um show bem bacana em um festival muito bacana.

A LPP teve o prazer de abrir o domingo - terceiro e último dia do Curitiba Calling, no 92.

Fica aqui nosso muito obrigado a todos que compareceram e ao pessoal que organizou o festival (Abonico, JR, Bianca, Aline, Fernando, Tupan - e muitos outros que eu não sei o nome) e também ao Rodrigo (Folha de Londrina) que deu uma nota nossa com foto no jornal! (quando o Gustavo me passar o arquivo, posto aqui, hehe).

Vou colocar aqui os textos e fotos que apareceram no mondobacana.com - um site paranaense muito legal que foi um dos apoiadores do festival e transmitiu tudo ao vivo pela internet:

Set list:

Apartamentto 1001/ Arquitetura /Nunca Houve Uma Mulher Como Gilda/ Mil Novecentos e Setenta e Cinco / Submundo Autofágico / Polska Punk / Piá de Prédio

Texto de introdução:
Lívia e os Piá de Prédio

Qui, 12 de Março de 2009 19:29
Nada melhor do que celebrar o aniversário de Curitiba com a mais curitibana de suas bandas. Formada por quatro amigos de faculdade que resolveram estender seu bom humor a canções que de alguma forma estejam ligado ao universo tão particular desta cidade formada por diversas etnias e cujas particularidades e contradições ninguém faz lá muita questão de entender. Entre os temas cantados por Lívia e seus três mosqueteiros estão a saudosa neve de 1975, os vários cursinhos, a revolução Federalista, os milagres atribuídos a Maria Bueno, as tribos urbanas (skatista do Gaúcho, cabeludo do Largo, punk da XV) e até a folclórica transformista Gilda.
MySpace: www.myspace.com/piadepredio

Texto sobre a banda:

"Piá de prédio". Pergunte o que é isso para qualquer pessoa em todo o Brasil e você vai perceber que só os curitibanos sabem o real significado da expressão. Então, nada faz mais sentido que Lívia e os Piá de Prédio falem tanto (e só) da cidade. "Em comum, temos o gosto pela música, por Curitiba e pela diversão. Em 2005 estávamos comentando sobre a cena local em um festival de rock e começamos a imaginar como seria divertido se houvesse uma banda que só falasse sobre Curitiba", conta a vocalista Livia. Ela é acompanhada, desde que a banda surgiu, em 2007, por três piás de prédio: Gustavo, Marcelo e Márcio. Amigos de faculdade, eles contam que as únicas unanimidades em termos de música são Beatles e a própria LPP. Talvez seja por isso que a banda compõe em tantos estilos diferentes: um reggae para a fila do ferryboat no dia da Caiobanda, uma bossa nova para a patricinha do Batel e por aí vai. "Nossas influências estão muito mais no espaço e personagens da cidade. Maria Bueno, imigração polonesa, as calçadas ruins, a neve de 1975, andar de ônibus", revela. Criatividade é o que não falta ao grupo, que confessa que a música mais divertida de tocar é "Polska Punk" e "Piá de Prédio" a que faz mais sucesso. "Temos alguns (oito ou nove) fãs obcecados (sim, essa gente existe!) que prefere coisas bem alternativas, tipo um folk sobre a Revolução Federalista que outras pessoas nem têm paciência para escutar ou um samba sobre o 'animado' carnaval da capital paranaense", ironiza a guria. Independente do estilo do público, LPP tem hits para todos os gostos. Não perca o show destes curitibanos da gema no Curitiba Calling. Eles abrem a escalação de domingo (29), às 15h30.



segunda-feira, 16 de março de 2009

Supresa no ensaio

Este é um post especial! Não é aniversário de ninguém, nem nada disso. Mas diria que a LPP está avançando em termos musicais. No ensaio do dia 15 de março, tivemos uma grata surpresa.

É só olhar o vídeo e conferir...

sábado, 14 de março de 2009

Polska Punk vem aí... E ainda mais mutante!

Pois bem... Com a proximidade do show no 92º, resolvi ressucitar uma de nossas apresentações. Essa foi no Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba. De fato foi nosso primeiro show.

E escolhi a música Polska Punk, que é sempre muito bem recebida. Tem até gente que diz que ela é uma música "mutante"! E realmente é, já que sempre tem uma novidade. E quem quiser escutar novamente, ao vivo, o show está chegando.

Por ora, aproveitem Polska Puuuunk!




Ahh, e vale a pena a ida ao show porque tem música nova!!!


quarta-feira, 11 de março de 2009

FIQUEM LIGADOS!

A LPP vai participar do festival "Curitiba Calling", no Espaço Cultural 92°.


São 40 bandas que tocarão durante três dias (27,28 e 29/03). Estamos programados para abrir o domingo, dia 29 - anivesário de Curitiba! Neste exato mesmo dia em 2008 fazíamos o nosso primeiro show, só que no salão de festas do prédio do Gustavo... Que evolução!

É ótimo poder tocar neste festival que sempre ocorre no aniversário da cidade, e muitas bandas legais irão vão participar - por isso vale a pena conferir a programação e quem sabe até ir nos três dias de festival.

Novas informações serão colocadas aqui no site (se tiverem relação conosco, hehehe) e também no http://www.mondobacana.com/.

Portanto, já marquem nas agendas:

Curitiba Calling no Espaço Cultural 92°

29/03 - domingo

15h30

Aguardamos informações sobre os ingressos, mas eles provavelmente estarão a venda com os membros da banda em breve.




*************************************




E também estaremos nas Livraria Curitiba do ParkSHopping Barigui!

Você achou que um show já era novidade suficiente??? Pois então imagine dois...

Pois é, vamos ter também a honra de tocar nesta livraria que, convenhamos, tem um nome mais do que apropriado para receber esta banda que vos escreve.

Será no estilo pocket acústico, então esperem diferenças grandes do show do 92°.

Anotem mais essa:

Pocket-show na Livraria Curitiba do ParkShopping Barigui

08/04 - quarta-feira

19h30

É só aparecer.



quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Quem diria, o Marcelo que manteve este blog "vivo" nos últimos posts, hehe. Da minha parte, a única desculpa que tenho é que este início de ano tem sido bastante corrido - nada de férias! "Gilda" ficou bem legal, mas, como o Marcelo disse, é apenas uma demo.

As coisas mudaram bastante desde que gravamos nosso disco. Ele demorou um ano para ser feito e foi gravado quase que inteiramente em sábados de manhã, único horário em que conseguimos nos reunir. Fomos gravando de pedacinho em pedacinho, tudo em faixas separadas. O resultado final ficou excelente para os nossos padrões da época, mas está longe de ser algo de grande qualidade. Quando decidimos fazer o show de lançamento começamos a tocar e ensaias juntos pela primeira vez (um absurdo, mas c'est la vie!). Pode-se até dizer que só viramos uma banda mesmo depois que o CD ficou pronto, hehe. E nossas versões ao vivo têm sido bem melhores do que aquelas no disco.Para estas novas gravações, queremos fazer o processo contrário. Tocar juntos antes, criar as músicas nos ensaios. É o que estamos fazendo com "Gilda". Fizemos a demo ao vivo, mas creio que ela ainda mudará bastante conforme formos ensaiando até chegar numa versão final. Se rolar de gravarmos outro disco, o objetivo é que ele seja bem melhor que o primeiro em todos os sentidos, especialmente na parte instrumental.

Em outro tópico, os piás de prédio (menos o Marcelão) invadirão São Paulo na próxima semana. Vamos ver Sir Elton live in concert! Certamente muitas piazices acontecerão nesta road trip. Quem sabe não conseguimos entregar um disco pra ele? hehe...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Fotos da gravação - Nunca houve uma mulher como Gilda

No último sábado voltamos ao estúdio do Bhorel para gravar nossa nova música "Nunca houve uma mulher como Gilda". A gravação era uma versão demo da música. Foi a primeira vez que gravamos todos os instrumentos juntos (sem contar a primeira versão tosca de Piá de Prédio). Depois gravamos os vocais, meia-lua e escaleta. O resultado final ficou muito bom, mesmo sem mixar. Esta semana temos que voltar ao estúdio para arrumar os volumes e ver se ficou tudo certo mesmo.

Como quase nunca tiramos fotos lá do estúdio dessa vez eu resolvi levar a máquina e fazer um registro. Detalhe para o chapeuzinho do Márcio he he...











quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Nova música do LPP vem aí....

É isso mesmo que vocês estão pensando. LPP está prestes a estourar nas paradas com mais um sucesso saído diretamento do estúdio do Bhorel!

A nova música é sobre a Gilda, personagem ímpar da Boca Maldita... Vamos gravar a demo no próximo sábado e quem sabe dentro de algumas semanas (ou meses, nunca se sabe) temos uma versão mais definitiva...

Outra notícia importante é que LPP foi a segunda melhor banda do Paraná em 2008! Quem diz isso é o blog Sobretudo da Gazeta Online. Ficamos em segundo com 288 votos. Vlw a todos os que votaram em nós... Creio que foi um resultado muito bom para uma banda que não tem a pretensão de se tornar mundialmente famosa he he... Os 288 votos da segunda fase sequer foram pedidos. O pessoal votou por que quis... Bacana também foi que nossa página no myspace depois de todo esse rebuliço marcou mais 700 visistas, agora estamos em torno de 6600 acessos.... Uhhuuu, em breve 10 mil!

Abraço para quem leu este post e só...